quinta-feira, 16 de maio de 2013

Copos de água dos casamentos portugueses



Repescagem de posts!
Este post foi publicado pela primeira vez no dia 23 de Janeiro de 2007 num outro blog meu.
Vamos recordá-lo, pois recordar é viver!
---------

Hoje vou falar sobre os copos de água dos casamentos portugueses.

Calma, não vou dizer nada de mal! Vou dizer as coisas como elas são!

Tudo começa em salas enormes revestidas de branco com mesas redondas para 50 pessoas cada, ou então mesas enormes em L onde os convidados ficam todos de costas uns para os outros.
O que acontece é que acabamos por estar sempre longe das pessoas em questão: os noivos.

Há tradições nos casamentos portugueses que realmente fazem uma pessoa ter orgulho em ser português (e não o digo ironicamente.)

A primeira é aquele clássico que acontece antes de comer : bater com os talheres nos pratos e obrigar todos os casais da festa a beijarem-se... só isto demora 1 hora.

Depois há sempre um cantinho da sala com uma mesa enorme cheia de sobremesas deliciosas que no fim acabamos por não comer pois já nos empaturrámos de aperitivos, prato de peixe, prato de carne, prato de sopa e prato dos restos do dia anterior.
Só mais tarde chegamos à conclusão que as sobremesas são de plástico e que é de propósito que nos enchem de tanta comida.
Também há aquele pormenor na ementa, onde estão pratos com nomes franceses que nunca ouvimos na vida e, quando chegam à mesa, são pratos tão normal como um bacalhau ou um leitãozinho.

Há uma "tradição" nos casamentos portugueses que eu aprecio muito... A Música! É verdade!
Aquele pimba de casamento é realmente fantástico! Há sempre alguém a um cantinho a tocar no órgão e a cantar durante a festa inteira enquanto se baba a olhar para o resto do pessoal a comer tão maravilhosa comida.

Mas eis que chega o momento mais esperado: A Dança!
Começa a música, já toda a gente comeu e vemos sempre uma mulher a puxar pelo marido e a arrastá-lo para a pista, dançando às voltas como se não houvesse amanhã! Depois vão para lá mais uns 3 casais. De seguida, como há senhores que conseguem resistir ao desejo insaciável das suas mulheres pela dança, vemos também vários casais de mulheres.
O que acontece a seguir é deveras emocionante. Todos os casais dançam - e um copo de água não é um copo de água quando os casais não vão todos uns contra os outros! Quando tal acontece ouve-se um pedido de desculpas ou então um riso de tão elevado volume, que de repente deixamos de ouvir a música.
Também vemos pessoas que não conseguiram um par a dançar sozinhas. E isso é bonito... muito bonito!
Um copo de água também não é um copo de água sem a existência de uns 20 bebés - 10 deles a dormir, 5 a chorar e outros 5 na pista a dançar aos saltinhos e de seguida a atirarem-se para o chão.

Quando a convicência está... vá lá... feita, as pessoas começam a ir embora aos poucos, mas sem antes verem as fotografias e encomendarem as que querem.


São estas pequenas grandes coisas que me fazem ter orgulho em ser portuguesa (mais uma vez, não estou a ser irónica: Viva Portugal!) !



SoFt

Um comentário:

Débora Correia disse...

Prepara-te que é isso mesmo que vai acontecer!!!! (não tou a ser irónica)
Débora C.